Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Ruptura: Ocupação Rebellium


Ruptura: Ocupação Rebellium

A Rebellium Coletiva apresenta, no Ruptura - Espaço Cultural, dia 07/04, das 18:00h às 23:30, o evento Ruptura: Ocupação Rebellium, uma festa com produções autorais: publicações independentes, desenhos, pinturas, zines, gravuras, botons, adesivos, livros e filmes. A ocupação contará ainda com uma seleção moderna de músicas, principalmente brasileiras, da DJ Pri Loyola, e com as comidinhas gostosas de Annamaria Alexandre.

A Rebellium Coletiva, responsável pela organização do evento, é um coletivo de mulheres artistas. O grupo foi criado na Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), em 2017, e conta com a participação de gravuristas, zineiras, poetas e pesquisadoras da cultura visual. O grupo é formado pelas artistas Alda Alexandre, Carol Piva, Hortência Moreira, Carol Viana, Chris Frauzino, Ilda Santa Fé e Daniela Marques. Os trabalhos do grupo ficarão em exposição na festa e as artistas disponíveis para trocar ideias sobre suas pesquisas poéticas.

Outra presença confirmada na Ruptura: Ocupação Rebellium é da Patworkpat, pseudônimo e marca da artista visual Patrícia Ferreira. A artista é graduada em Artes Visuais e mestra e doutora em Letras e Linguística (UFG). Sua pesquisa poética visual desenvolve-se em torno do desenho da figura humana e dos mitos e arquétipos que estruturam o nosso imaginário. Patrícia Ferreira irá expor trabalhos, originais e impressos, em diversas técnicas e colocará em debate sua preocupação com o ativismo feminino nas artes.

A produção editorial independente estará representada na festa pela Nega Lilu Editora. Criada em 2013, pela jornalista e escritora Larissa Mundim, a editora tem por missão promover ações de incentivo à leitura, estimular a democratização de acesso à literatura por meio das novas tecnologias e ampliar fronteiras de circulação do livro produzido no Estado de Goiás. A Nega Lilu Editora publica autores goianos por meio de sete selos literários. Seus títulos poderão ser conhecidos e adquiridos no evento.

Martins Muniz é outra presença de destaque na Ruptura: Ocupação Rebellium. Muniz é cineasta desde a década de 1960, ator de vários filmes na década de 1980, criador e executor cenográfico de várias peças de grupos teatrais e diretor e roteirista de diversos trabalhos teatrais e cinematográficos de longa e média metragem. Um incansável fazedor de cinema que, com a trupe do Sistema CooperAção Amigos do Cinema, tem realizado um extenso e interessante conjunto de filmes. O trabalho de Martins Muniz poderá ser assistido durante a festa e também adquirido pelos interessados.

Häxan é uma zine feita por mulheres de Goiânia e Brasília e que surgiu com o intuito de movimentar e ressaltar a participação feminina na cena underground punk/hardcore/metal. Nessa primeira edição, à venda na Ocupação Rebellium, a zine conta com textos, ilustrações, poemas e poesias, desabafos, indicações de sons e documentários e entrevistas com as bandas Soror de Brasília e com Anju, que é baterista e vocalista da banda canadense AHNA. A inspiração para o nome da zine vem do filme Häxan - A feitiçaria Através dos Tempos.

A I botons & adesivos levará para a festa seus produtos autorais e personalizados, idealizados por Iana Nascimento e Fabrício de Castro. A proposta da marca é produzir botons originais a partir de ilustrações autorais, além de adesivos e prints, impressos em pequena tiragem. Vale conferir!

No mais, O Ruptura - Espaço Cultural é um local democrático e de resistência, aberto às diversas expressões artísticas, além de ser um campo para debate e reflexão. Ruptura: Ocupação Rebellium é uma festa que vem ao encontro desses ideais.

Serviço:
Local: Ruptura Espaço Cultural
Endereço: Av. Anhanguera, 128 - 04 Setor Leste Universitário
Data: 07 de abril
Horário: das 18:00h às 23:30h
Entrada: 5 reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário