Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

korda: guerrillero heroico

Alberto Korda (1928-2001)

O fotografo cubano, Alberto Díaz Gutiérrez, mais conhecido como Alberto Korda, ficou imortalizado pelo retrato, intitulado Guerrillero Heroico, que fez de Che Guevara.

 A foto mais reproduzida de todos os tempos foi uma foto acidental. Segundo o próprio Korda, após a explosão de um navio no porto de Havana, vitimando 81 pessoas e deixando outras 200 feridas, toda a cúpula do governo cubano se reuniu no dia seguinte para um discurso em praça pública, entre eles estavam Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e os intelectuais franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Che se posicionou atrás deles, numa segunda linha de autoridades. Alberto Korda, que estava embaixo, junto do público, começou a fazer suas fotos para o Revolución enquadrando cada uma das pessoas que estavam no palanque. Ele tirou duas fotos de Che: uma na horizontal, como a câmera estava, e em seguida ajeitou a máquina rapidamente e bateu outra foto na vertical. Mas ali ainda não estava concretizada a foto que se tornaria fenômeno mundial.

A foto de Che não foi utilizada no dia seguinte, somente sete anos depois, em 1967, o editor italiano Giangiacomo Feltrinelli obteve cópias da imagem na horizontal, recortou as laterais da foto e as espalhou na forma de posters. As fotos foram publicadas um pouco antes da morte de Che, no dia 8 de outubro de 1967. Korda nunca recebeu ou se empenhou para receber remuneração pelas fotos.


2 comentários:

  1. Não sei bem, mas acho que o fotografo ganhou mais em não ter seu nome nem dinheiro vinculado a este desprezivel ser.

    ResponderExcluir
  2. hahaha, pena que ele era "apaixonado" pela figurinha do Che. não vincular a foto ao dinheiro era uma forma de se mostrar fiel à revolução. ele até afirma que tirou a foto do Che de maneira desajeitada, pois ficou muito impressionado com o olhar do cara. como eu falei para o lucio, eu admiro o ícone pop, mas não tenho nenhuma afeição pelos assassinatos sumários, pelos campos de trabalho forçado e pelo delírio do Che.

    ResponderExcluir