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terça-feira, 20 de março de 2012

SAMO IS DEAD (neo-expressionismo)

Jean-Michel Basquiat (1960-1988)

            O mercado artístico americano, dos anos 1970, era dominado pela pop art de Roy Lichtenstein, Cleas Oldenburg, Robert Rauschenberg e Andy Warhol, assim como pela crescente influência da arte conceitual e do minimalismo. Nesse momento, o mercado da arte começava a prosperar de uma maneira impressionante; a arte tornou-se um investimento tal como comprar ações da Bolsa. O público também começava a se cansar do hermetismo do minimalismo, do cinismo da pop art e das especulações auto-suficientes da arte conceitual.
            Na Europa, um renascimento começava a desafiar a noção de que a pintura tinha morrido: o neo-expressionismo. Na Itália surgia a trans-vanguarda e, na Alemanha, “os jovens rebeldes”, com um estilo de pintura neo-expressivo e figurativo. Uma nova geração respondia à frieza intelectual das artes conceitual e minimalista, com pinturas cheias de emoção que não dissimulavam a sua dívida com o idealismo do expressionismo alemão.
            Os galeristas americanos voltam-se aos grafites neo-expressionsitas dos muros do Brooklyn, de Jean-Michel Basquiat, com suas mensagens de identidade cultural, justiça, igualdade social e muita poesia visual. Depois de morar nas ruas, vivendo das vendas de camisetas pintadas à mão, Basquiat ganhou fama meteórica aos 22 anos.
            Em 1977, aos 17 anos, juntamente com Al Diaz, Basquiat começou a fazer grafite em prédios abandonados de Manhattan. A assinatura do duo era sempre a mesma: SAMO ou SAMO shit, abreviação para SAME OLD SHIT. Isso gerou curiosidade e acabou gerando um artigo no Village Voice. Mas, após uma briga entre os amigos, o projeto SAMO acabou com o epitáfio: SAMO IS DEAD.
            Depois de conhecer e estabelecer amizade com Andy Warhol, Basquiat tornou-se uma referência no mundo da arte. Com a morte de Warhol, em 1987, entra em depressão. O consumo exagerado de drogas o leva à morte aos 27 anos, em 1988, quando sua pintura apenas começava a atingir uma pureza técnica.


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